• Adestramento de Cães Salvador

Cães utilizam Expressões Faciais para aprimorar a comunicação com as pessoas

Atualizado: 18 de Jul de 2019



Segundo estudos científicos, num recente publicado na Scientific Reports, cães podem ter adquirido controle cognitivo durante a domesticação para aperfeiçoar a comunicação com os seres humanos. Fonte artigo científico: https://www.nature.com/articles/s41598-017-12781-x Durante muitos anos as diversas demonstrações de expressões faciais dos cães foram muitas vezes interpretadas como sendo involuntárias de estados emocionais, essa é a primeira vez que as expressões faciais de animais são interpretadas como tentativas de comunicação comprovadas por estudos sérios. Apesar de outros estudos já terem sido realizados com o mesmo objetivo em diversos países. Este estudo recente traz uma abordagem mais fidedigna e apurada. Isto porque, em experiência realizada pelos cientistas, foram testadas diferentes possibilidades de audiência e estímulo: ora humanos davam-lhe atenção, ora alimentos eram usados como atrativo. O resultado foi de produção significativamente maior de movimentos faciais quando o humano estava atento ao pet. A comida, no entanto, não afetou o comportamento social dos cães. É possível, portanto, que os cachorros domésticos tenham desenvolvido controle cognitivo adicional e evoluído a capacidade de usar essas expressões faciais diferenciadas variando conforme a audiência humana que recebem. "O estudo sugere que as expressões faciais dos cães não são apenas exibições inflexíveis e involuntárias de estados emocionais, mas sim tentativas potencialmente ativas de se comunicar com os outros", explica a pesquisa.

Segundo os pesquisadores, essa expressão que os cães fazem, quando olham com aquela carinha de fofo que tanto nos cativam não é à toa. Quando levantam as sobrancelhas e ficam com os olhos maiores, como os de filhotes, são sensíveis aos humanos. "O aumento da produção desse movimento em resposta à atenção humana poderia beneficiar os cães e as suas interações com os humanos", conclui o estudo.


Tal estudo é mais uma das evidências científicas que comprovam que os cães são capazes de aprender não apenas através do usual condicionamento por adestramento. Inclusive abordamos sobre este assunto no artigo que explica sobre o mecanismo de aprendizagem nos cães.

PCS - Adestramento de Cães Salvador

(Psicologia Animal e Adestramento)

www.AdestramentodeCaesSalvador.com.br


#adestramento #cães #pet #artigo #comunicaçãocanina #psicologiaanimal

25 visualizações

© 2023 by Animal Clinic

SERVIÇOS:

-Adestramento de Cães

-Psicologia Animal

-Dog walker

 

-Pet Sitter ou babá de animais domésticos

 

-Pet Care à domicílio

Atendimento:

Salvador - Lauro de Freitas - Bahia

9:00 AM - 18:00 PM

Segunda à Domingo

contato:

@E-mail

Whatsapp

  • Facebook - Adestramento de Cães Salv
  • Pinterest- Adestramento de Cães Salv
  • Twitter - PCS - Adestramento
Serviço de Adestramento de Cães em Salvador - Ba. Adestrador especializado em Psicologia Animal e Adestramento