top of page
  • Foto do escritorAdestramento de Cães Salvador

Por que os cães cheiram a traseira de outro cão?

Atualizado: 3 de jan. de 2019



Por que os cães cheiram a traseira de outro cão

Muitas vezes vemos os cães cheirar outros cães e nos perguntamos: porque eles cheiram a traseira do outro cão?

As pessoas no dia a dia costumam afastar o cão quando este começa a cheirar a traseira de outro cão por achar isso uma falta de respeito, anti-higiênico, e inapropriado. O ato de cheirar do cão faz parte da comunicação canina e é através dele, que os cães se reconhecem e se identificam como indivíduos. A identificação olfativa é ainda, segundo estudos científicos, mais eficiente que a identificação visual. É através do cheiro que os cães reconhecem outros indivíduos: cães, os amigos da praça, o proprietário quando chega em casa, aquele amigo que não se vê há muito tempo e ao se encontrar faz aquela festa, ou ainda quando demarcam território com xixi e cocô... enfim eles estão em constante comunicação olfativa...

Uma Glândula localizada próxima ao ânus dos cães libera uma substância oleosa com odor particular, conhecido por feromônio, que serve como uma identificação única, e que interfere no comportamento e na comunicação com outros cães.

Por exemplo, o odor liberado pelo feromônio pode indicar o estado emocional: medo quando o cão se sente assustado, imposição quando territorialista, irritado quando estressado, calmo quando confiante, com vontade de brincar quando receptivo, pouco receptivo quando não sociável; a posição hierárquica na matilha, e quanto a fertilidade em épocas de acasalamento no cio. De acordo com um recente estudo de Psicologia realizado nos Estados Unidos, pesquisadores norte-americanos conseguiram comprovar a capacidade de os cães se reconhecerem a partir de um teste de cheiro. "Os cachorros domésticos se mostravam habilidosos em tarefas cognitivas sociais e até mesmo em tarefas meta-cognitivas, entretanto não passavam no teste de espelho de autoreconhecimento (MSR)", disse Alexandra Horowitz, líder da pesquisa.

Contrariando esses testes, Horowitz conseguiu confirmar a hipótese de reconhecimento usando uma nova metodologia, a do cheiro. O estudo norte-americano usou o chamado "teste de farejo de autoreconhecimento (STSR)", para esclarecer diferentes maneiras de identificação com 36 cachorros domésticos e seus proprietários.

O teste de cheiro, segundo os pesquisadores, pode mudar a maneira como algumas experiências de comportamento animal são validadas. Isso porque os cães, assim como outros animais, são bem menos sensíveis aos estímulos visuais do que os macacos e os humanos. O que explica a ineficiência do teste de espelho aplicada em cachorros. E não quer dizer, no entanto, que eles não têm o poder de se reconhecerem assim como os humanos, os macacos e outros animais Nós da PCS- Adestramento de Cães Salvador, sempre utilizamos a comunicação canina no aprendizado, no adestramento e na terapia com cães. E você, agora vai deixar seu cão cheirar a traseira de outro cão? Lembre se: ele é um cão e você é um ser humano. E para o cão isso é normal e faz parte da comunicação canina.

Deseja ver outros artigos como esse? Click aqui.

#adestramento #psicologiaanimal #cães #farejar #cãescheiram #comunicaçãoolfativa #marcaçãodeterritório #adestrar #comunicaçãocanina

182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page