• Adestramento de Cães Salvador

Por que os cães sentem o cheiro de longe com o olfato ou faro apurado?

Atualizado: 3 de Jan de 2019


Olfato Canino e suas curiosidades:

Os cães podem cheirar até 100 mil vezes melhor que os seres humanos. Apesar do cérebro de um cão ter apenas uma décima parte do tamanho de um cérebro humano, a área que controla o odor é 40 vezes maior do que nas pessoas. O ser humano tem uma média de 5 milhões de receptores olfativos, enquanto que esses animais, dependendo da raça, têm entre 125 e 250 bilhões de glândulas odoríferas. Por exemplo, os cães de raça Bloodhound têm 300 milhões receptores de odor.

Os cães conseguem inclusive detectar doenças, tais como diabetes, cânceres, odores de fungo e bactérias. Quando um cão recusa um alimento na hora de comer habitualmente, provavelmente o alimento pode estar com bactérias e fungos. Apesar de muitos apreciarem carniças e conseguir encontra las até enterradas na terra ou há centenas de metros de distancia do local.

O faro dos cães exercem funções até mesmo quanto a comunicação canina. Através dos diferentes odores os cães interpretam informações importantes,quanto a organização social da matilha, do estado de humor, da hierarquia social, da dominância, da fertilidade, etc. Através dos feromônios, e outros odores distintos. Inclusive já abordamos este tema no artigo: por que os cães cheiram a traseira dos outros cães.

E como funciona esse mecanismo de detecção dos odores nos cães?

O Órgão Vomeronasal recebe os odores através das papilas incisivas e encaminha as informações ao cérebro.

Utilidades do faro canino aos seres humanos:

Muitos cães são usados para atividades de serviços diversos graças ao faro, seja para o uso civil, com a função de detectar doenças pelo faro, como os pacientes diabéticos, pacientes com câncer, para serem cães de guarda, ou para caçar por exemplo. Nas atividades militares, os cães podem ajudar com seu faro apurado como: auxiliar no resgate de pessoas, perseguição de fugitivos, detecção de explosivos, agentes químicos, entorpecentes, valores e contrabando com falsificações.

Em comparação quanto a capacidade olfativa no reino animal:

Os animais têm olfatos diferentes uns dos outros, alguns com esta habilidade mais apurada do que outros, de acordo com um estudo publicado na revista Gen. Research. Esta pesquisa destaca como a composição genética de um animal pode fundamentar a sua capacidade de distinguir diferentes odores. Yoshihito Niimura, pesquisador do Departamento de Química Biológica Aplicada da Universidade de Tóquio e principal autor do estudo, juntamente com seus colegas Atsushi Matsui e Kazushige Touhara, explica que cada animal tem uma quantidade de genes receptores olfativos (OR) que determinam o quanto eles podem cheirar. O ser humano possui apenas 396 OR, enquanto um coelho possui 768 OR. Os cientistas criaram uma lista com os animais que possuem a maior quantidade de genes olfativos.

Enquanto o Elefante africano é o rei dos farejadores com 1.948 OR. Perto dele, os seres humanos e outros primatas perdem completamente. Os estudos comprovam isso e apoiam essa conclusão, determinando que esses animais podem distinguir moléculas de odor com diferenças estruturais extremamente sutis. Os cavalos, por exemplo, muito populares no mundo, entram na 7º posição dos animais de maior capacidade olfativa, com 1.066 genes receptivos olfativos. “Em geral, os mamíferos são muito melhores em comparação com outros vertebrados (animais com espinha dorsal)”, disse Niimura. “Os mamíferos são originalmente noturnos, como as criaturas que existiram na era dos dinossauros. Portanto, parece que a importância do olfato já vem sendo desenvolvida com o tempo”.

E os Cães ocupam que posição no ranking de maiores farejadores do reino animal? Os cães ocupam a 9º posição, com 811 OR. “Os cães são geralmente considerados bons farejados, mas eles não são os animais com maior número de genes OR”, disse Niimura.

Muitas raças de cães variam quanto a capacidade olfativa. Os beagles, os Bracos, os Pointers ingleses, e os Bloodhounds são exímios farejadores, tradicionalmente são usados para rastrear e localizar as presas nas atividades de caça em diversos países do mundo. Já outras raças, tais como: Bull dogs, Shih-tzus, Frenchie Bulls, não são tão bons no faro devido ao focinho curto com a chamada respiração braqueo-encefálica.


(Cão da raça Pointer Inglês)

Como seria bom se tivéssemos esse olfato apurado dos cães heim?

E você o que achou deste artigo? Se curtiu, compartilhe nas redes sociais.

Quer ver mais artigos como este? Click aqui. Fonte:

Adestramento de Cães Salvador

#adestramento #caes #cachorro #farocanino #biologia #feromonio

236 visualizações

© 2023 by Animal Clinic

SERVIÇOS:

-Adestramento de Cães

-Psicologia Animal

-Dog walker

 

-Pet Sitter ou babá de animais domésticos

 

-Pet Care à domicílio

Atendimento:

Salvador - Lauro de Freitas - Bahia

9:00 AM - 18:00 PM

Segunda à Domingo

contato:

@E-mail

Whatsapp

  • Facebook - Adestramento de Cães Salv
  • Pinterest- Adestramento de Cães Salv
  • Twitter - PCS - Adestramento
Serviço de Adestramento de Cães em Salvador - Ba. Adestrador especializado em Psicologia Animal e Adestramento