• Adestramento de Cães Salvador

Transtorno de Ansiedade Canina

Atualizado: 18 de Jul de 2019




Chegar em casa e ser recebido pelos cães com festa é ótimo! Mas sabia que esse comportamento pode estar ligado a ansiedade e trazer sérios prejuízos ao seu cão?

É importante compreendermos que a euforia de um cão na recepção nem sempre pode ser legal para ambos. Por falta de conhecimento em psicologia animal muitas vezes as pessoas acham isso bom, pois os cães nos recepcionam com alegria, euforia e aumentam nossa auto-estima. Apesar de ser prazeroso, este ato, de humanização, pode estar ligado a ansiedade canina e trazer sérios reflexos afetando a saúde psicológica: como alterações de comportamento, e saúde biológica: causando doenças como diabete, problemas de pressão, dermatites, auto-mutilação, coceiras, queda de pelos, etc.


Ansiedade pode ser estimulada por qualquer fator. O lado pouco conhecido e silencioso, é que ela predispõe a liberação de cortisol, hormônio pré-cursor do estresse, que pode alterar o humor e o comportamento do animal. Além disso, estimula a liberação de radicais livres que favorecem ao envelhecimento precoce, pré-dispõe ao câncer. Em alguns casos agudos e crônicos, pode contribuir para doenças cardíacas, disritmia, aumento de pressão, dispnéia, falta de ar, alteração dos níveis de insulina no sangue que pode causar diabete nos cães.

Como podemos observar a manifestação da ansiedade? Ex: pular nas pessoas, queda de pelos, dermatites, coceiras, falta de apetite, ou comer depressa demais causando má digestão, latição excessiva na presença ou na ausência dos tutores, chorar, arranhar compulsivamente, roer os móveis de casa, dificuldades de socialização, puxar a coleira, dentre outras consequências.


Muitas vezes o animal pode desenvolver estes problemas durante toda a sua vida, desde filhote até quando idoso, prejudicando a qualidade de vida e causando incômodo às pessoas com quem o animal convive. Há diferentes espectros e níveis de ansiedade, onde os fatores e as causas podem ser conjuntas ou pontuais.

Diagnosticar o transtorno de ansiedade canina e tratar adequadamente é de suma importância para trazer de volta a qualidade vida do animal e da família com quem este se relaciona. Muitas pessoas acham que somente através do adestramento é possível solucionar esse tipo de transtorno mental. E acabam usando diversas técnicas de adestramento sem sucesso, pois tratam apenas os sintomas superficialmente e não as causas que podem ser isoladas ou conjuntas. O tratamento adequado para o transtorno de ansiedade canina varia de acordo com as demandas, possíveis traumas, personalidade do animal, histórico do animal e do nível de cognição de cada cão, ou seja, deve ser avaliado de modo personalizado utilizando se a Psicologia Animal. A abordagem tem como objetivos: prevenir, tratar ou reduzir esse transtorno. Visto que outros problemas podem estar co-relacionados, tais como estresse por exemplo.

Deseja ver outros artigos como esse? Click aqui.

Para mais informações sobre Psicologia Animal acesse: https://www.AdestramentodeCaesSalvador.com.br

#Adestramento #PsicologiaAnimal #Cães #AnsiedadeCanina #Adestrador #cão

© 2023 by Animal Clinic

SERVIÇOS:

-Adestramento de Cães

-Psicologia Animal

-Dog walker

 

-Pet Sitter ou babá de animais domésticos

 

-Pet Care à domicílio

Atendimento:

Salvador - Lauro de Freitas - Bahia

9:00 AM - 18:00 PM

Segunda à Domingo

contato:

@E-mail

Whatsapp

  • Facebook - Adestramento de Cães Salv
  • Pinterest- Adestramento de Cães Salv
  • Twitter - PCS - Adestramento
Serviço de Adestramento de Cães em Salvador - Ba. Adestrador especializado em Psicologia Animal e Adestramento